Etiquetas :3

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Palcos



Hey Cuties!


No outro dia fui a um ensaio de imprensa, recordam-se? Hoje vou a uma Mostra de Teatro. Adoro, mas ao mesmo tempo deixa-me triste. Isto porque aqui a vossa Jei já fez teatro, e dá umas saudades cada vez que assisto a uma peça!... Não pensem que sou uma actriz mega talentosa, ãh? O que fazia era algo muito amador. :D
Comecei no 9º ano com o típico Auto da Barca do Inferno, numa versão modernizada, cuja personagem que desempenhava era um diabo vicentino com cornos luminosos (até agora, os únicos que tive na cabeça, nunca se sabe). Quando entrei no secundário, ingressei no clube de teatro da escola, onde fiz de Helena em Sonho de uma Noite de Verão e de Oráculo em Édipo Rei. A minha última experiência foi no 1º ano do curso, em que tive uma cadeira de Artes Performativas (ainda estou para saber porquê) e escrevemos uma peça ao estilo Caminho das Índias, do amor impossível que acaba em tragédia, e em que a condenada obviamente fui eu.
  
Isto tudo para dizer que até podia ser uma nabiça em cena, mas adorava ser mil e uma personalidades, o nervosismo antes de pisar o palco, mandar tudo à merda para dar sorte e os aplausos como retribuição do esforço e do tempo gasto. E é isso que me faz admirar esta profissão, tão ingrata para estes coitados que comparados aos das telenovelas não recebem nada. E podem dizer-me o contrário, mas para mim é em palco que se vêem verdadeiros artistas. Lamento que a cultura tenha chegado ao ponto que chegou hoje. Que seja cara. E que o português corte nas despesas mas continue a dar dinheiro às Lilianes Marises, e não ao Teatro, à Música, ao Cinema.
Nada contra o pimba, mas existe muito mais para além disso.

4 comentários:

  1. tens toda a razão .
    hoje em dia só se desvaloriza o que é melhor .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim, também temos outras preocupações...
      Mas por exemplo, o facto de todos os domingos, em todos os canais abertos com excepção da RTP2, estarmos a levar com os programas da cidadezinha com pimbas à mistura, é alimentar as pessoas sempre para o mesmo. É que agora nem posso catalogar um filme como "de domingo à tarde" porque pura e simplesmente dá aquela trampa em todo o lado! xD

      Eliminar
  2. também já fiz teatro mas era um desastre, felizmente que deixei de ter a disciplina xD
    sim nisso tens razão, investem tanto na ficção e afins e esquecem-se da real cultura e arte portuguesa, os teatros estão cada vez a fechar mais e já para nem falar no cinema português, que ninguém aposta e que depois os filmes que acabam por sair são verdadeiros desperdícios a tanto talento em que podíamos investir e dar a conhecer ao povo português e quiçá internacional. Enfim, Portugal tem muitas falhas, já não vale a pena reclamar xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, eu hoje penso na cultura para não pensar que sou uma jovem, de 21 anos, licenciada e com vontade de trabalhar em qualquer coisa, mas que ninguém a quer, e que não pode realizar o seus sonhos porque não tem futuro neste país, e que nem sabe até quando terá liberdade de expressão para escrever as suas frustrações no seu blog. Isto ou dinheiro para pagar a conta da net. É a realidade com que tenho de lidar todos os dias :)

      Eliminar

Obrigada pela tua opinião, Cutie! (^ _ ^)/~~